' ANGICO NO AR: Vereador Edivan Enfermeiro, DEM de Mairi, participa juntamente com ACM Neto, José Ronaldo, Deputado Alan Sanchés e toda equipe da Lavagem da Igreja do Senhor do Bonfim />

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Vereador Edivan Enfermeiro, DEM de Mairi, participa juntamente com ACM Neto, José Ronaldo, Deputado Alan Sanchés e toda equipe da Lavagem da Igreja do Senhor do Bonfim

O Vereador Edivan Enfermeiro, DEM, participou, na última quinta-feira (11), juntamente com ACM Neto, José Ronaldo, Deputado Alan Sanches e toda equipe da Lavagem da Igreja do Senhor do Bonfim. Na qual veio afirmar ao futuro Governador da Bahia que o DEM de Mairi está com ele, com Alan e com José Ronaldo. Infelizmente, não é possível trazer toda a população de Mairi para a cerimônia, entretanto o desejo era que todos os mairienses estivessem na Festa da Lavagem em apoio a ACM Neto, futuro Governador da Bahia, José Ronaldo, futuro Senador pelo Estado da Bahia, e ao Deputado Alan Sanches.

A lavagem festiva acontece com a saída, pela manhã da quinta-feira, do tradicional cortejo de baianas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, o qual segue a pé até o alto do Bonfim, para lavar com vassouras e água de cheiro as escadarias e o átrio da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim.

Todos se vestem de branco e percorrem 8 km em procissão, desde o largo da Conceição até o largo do Bonfim. O ponto alto da festa ocorre quando as escadarias da igreja são lavadas por cerca de 200 baianas vestidas a caráter que, de suas "quartinhas" - vasos, que trazem aos ombros - despejam água nas escadarias e no átrio da igreja, ao som de palmas, toque de atabaque e cânticos de origem africana. Terminada a parte religiosa, a festa continua no largo do Bonfim, com batucadas, danças e barracas de bebidas e comidas típicas.

No domingo seguinte à lavagem, os devotos se reúnem na Igreja dos Mares para a procissão dos Três Pedidos, que percorre o largo de Roma em direção ao Bonfim. Na chegada à Colina do Bonfim, os fiéis dão três voltas em torno da Basílica, fazendo três pedidos. Uma pregação, bem como uma missa solene e a benção do Santíssimo Sacramento encerram os festejos.

ACM Neto e Edivan Enfermeiro
José Ronaldo, Alan Sanches e Edivan Enfermeiro
No final o dedo ficou assim, após 10 Km de percurso, mas o esforço valeu a pena. Viva o Senhor do Bonfim!
Fonte: Blog Edivan Enfermeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário