' ANGICO NO AR: Casos de catapora aumentam durante a primavera; saiba como prevenir />

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Casos de catapora aumentam durante a primavera; saiba como prevenir

A primavera é considerada a “estação da varicela”, pois é nesse período que ocorrem o maior número de casos de catapora, segundo especialistas. Doença altamente contagiosa, a catapora é causada pelo vírus varicela-zóster e tem como principal característica erupções na pele e febre.

A doença acomete pessoas de qualquer faixa etária que não tenham tido a doença ou que não foram imunizadas, entretanto, as crianças de 1 a 4 anos são as principais vítimas. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa por meio de secreções respiratórias ou mais raramente pelo contato direto com o líquido presente nas lesões bolhosas.

De acordo com a médica Ceuci Nunes, “embora as pessoas pensem que a varicela é uma doença benigna, ela pode ser muito grave em adolescentes e adultos, devido a possibilidade de acometimento pulmonar ou do sistema nervoso central, que pode levar a um quadro de meningite ou encefalite. E mesmo na criança pode complicar principalmente com infecções bacterianas secundárias”, explica.

A melhor maneira de prevenir é através da vacinação. A vacina pode ser feita isoladamente ou através da tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), até os 12 anos de idade.

A recomendação dada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) é que sejam aplicadas duas doses com intervalos entre um e três meses a depender da faixa etária, e nas crianças, uma dose aos 12 meses de vida e a segunda entre 15 e 24 meses. A utilização da vacina confere uma proteção entre 95% e 98% e pode ser utilizada mesmo após o contato com pessoas doentes (até 96 horas), reduzindo a possibilidade de instalação da doença e/ou de formas graves.
Agora na Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário